COMO TIRAR O VISTO DE TURISMO CANADENSE?

February 23, 2018

 

Algumas pessoas me mandam mensagens perguntando sobre como fazer ou o que fazer para ir pro Canadá. Seja para visitar ou morar. Mas hoje vim responder, com esse post, perguntas de como tirar o Visto de Turismo Canadense. 

 

Primeiro de tudo, o visto de turismo, como o próprio nome já diz, é apenas para visitar/turistar o país. Se você tem a intenção de estudar, trabalhar ou imigrar, esse post não irá suprir tudo que você deve saber sobre o assunto. Juro que depois faço um post ou até um vídeo explicando cada tópico mas hoje será apenas sobre o de Turismo. 

 

Também quero deixar bem claro que não trabalho com vistos ou com agências de viagens. Apenas estou repassando para vocês tudo que aprendi ao longo de várias aplicações que já fiz para mim.

 

Então vamos lá!!! Espero que esse post ajude bastante, principalmente para aqueles que não tem condições de contratar alguém para fazer toda a aplicação.

 

O visto de turismo canadense funciona da seguinte maneira: Se você é Brasileiro e já visitou o Canadá nos últimos 10 anos e/ou tem um visto válido de turismo dos EUA, você pode solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization) que funciona como um visto eletrônico (não será necessário colocar no passaporte) e custa apenas $7.00 CAD. A aplicação do eTA é super simples e fácil. Você precisa apenas responder algumas perguntas e ter o passaporte e um cartão de crédito em mãos para solicitar o documento. 

 

 

Para descobrir se você realmente pode solicitar o eTA acesse esse link:

 

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/visit-canada/eta/facts.html

 

Todos os links que irei mostrar no decorrer do texto, são páginas oficiais do governo para solicitar qualquer visto, processo de imigração ou qualquer documento necessário relacionado ao Canadá. Todos eles estarão em inglês, então se você tiver alguma dificuldade em termos da língua, pode me mandar perguntas. Seja pelo Facebook, aqui no Blog ou Instagram.  

 

VISITOR VISA - Temporary Resident Visa - TRV Canadá

 

E se você nunca visitou o Canadá e nem os EUA, você terá que aplicar para o visto convencional (Visitor Visa) que será colado no seu passaporte. 

 

Antes de aplicar para o Visitor Visa, tenha certeza de que você realmente precisa através desse link: 

 

http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp

 

 

1. PRIMEIRO PASSO: Antes te tudo, sempre tentar ler com calma e não se assustar com o tanto de informações pedidas. Sempre tenha uma aba de algum tradutor para ajudar no inglês e sempre pesquisar suas dúvidas em sites do próprio governo (Canada.ca). Se você realmente precisa de um Visitor Visa para visitar o Canadá, comece a organizar os documentos necessários que são: 

 

- Cópia do passaporte válido com no mínimo 6 meses antes de vencer mostrando:

      - o número do passaporte

      - data de emissão e de validade;

      - sua foto, nome, data e local de nascimento;

- Imposto de renda completo com recibo de entrega (xerox);

- Três últimos contracheques (xerox);

- Extrato bancário do mês (xerox);

- Extrato do cartão de crédito (xerox);

- Comprovante 

- Carta de custeio (caso a viagem seja custeada);

- Última escolaridade no Brasil;

- Comprovante de curso de inglês (não obrigatório);

- Carta de aceitação da escola do Canadá; *

- 2 fotos de acordo com as regras. Clique aqui

 

* É possível estudar inglês no Canadá com o visto de turismo. Mas o curso não pode passar de 6 meses e para quem for estudar necessita dessa carta que será enviada pela escola. E lembrem-se que em Quebec, para quem for estudar Francês, esses documentos podem mudar. Quebec possui exigências um pouco diferente em relação a imigração e em algumas aplicações de vistos. 

 

Depois que organizar os documentos pessoais agora é hora de preencher os formulários:

 

Application for Temporary Resident Visa (IMM 5257):

 

Com esse formulário você irá adicionar todas as suas informações pessoais. Como nome, endereço, escolaridade, razões da visita, etc. Deve ser assinado e datado. 

 

Family Information (IMM 5645 or IMM 5707):

 

Nesse formulário você irá preencher com nome, data e local de nascimento, endereço da sua família, etc. Deve ser assinado e datado.

 

Document Checklist (IMM 5484):

 

Esse documento é bem importante em questão de organização e para não esquecer nenhum documento que seja necessário para a sua aplicação. Ele é literalmente um checklist de todos os documentos, formulários e deve ser preenchido quando todos os outros documentos estiverem prontos para aplicar. E ele deve ser enviado junto com a sua aplicação.

 

Statutory Declaration of Common-law Union (IMM 5409) , se necessário:

 

Declaração de união.

 

Use of a Representative (IMM 5476) (PDF, 648.31KB), se necessário

 

Esse formulário é usado apenas se alguém estiver aplicando o visto por você.

 

PS: Complete todas as seções. Se caso alguma sessão não aplica ao seu caso escreve "Not Applicable" ou "NA". 

 

E para encontrar todos os "forms" clique no link abaixo e vá até "Step 2. Complete the application":

 

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/application-forms-guides/guide-5256-applying-visitor-visa-temporary-resident-visa.html

 

 

2. SEGUNDO PASSO:

 

Depois de organizar todos os documentos é hora de submeter a sua aplicação

 

Onde submeter a sua aplicação?

 

Antes de tudo você terá que decidir se fará a sua aplicação online ou encaminhar pelos correios para o Visa Application Center (VAC), que fica em 3 cidades do Brasil (Rio, São Paulo e Brasília). Se você for enviar a sua aplicação pelos correios deverá imprimir todos os formulários e  documentos necessários.

 

Para fazer a aplicação online será necessário abrir uma conta nesse link: 

 

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/account.html

 

Depois de criar a conta você submete todos os documentos e logo depois já paga a taxa de $100 CAD para o seu processo. Mas atenção!!! Apenas submeta os documentos quando eles estiverem totalmente preenchidos corretamente e assinados. 

 

 

3. TERCEIRO PASSO:

 

CORREIOS: Leia a política de privacidade, preencha o Termo de Consentimento e encaminhe 2 vias junto com a sua aplicação para o VAC.  Se esse documento não estiver junto com a sua aplicação, não será possível dar continuidade a ela. Então não esqueçam!!!

 

ONLINE: Se você decidir aplicar online, o terceiro passo só será necessário depois que você receber uma confirmação de aprovação do visto do governo canadense. Depois que receber, assine e imprima o termo e também a carta confirmando a aprovação e envie para o VAC.

 

4. QUARTO PASSO:

 

CORREIOS: Agora é hora de pagar as taxas do seu visto e dos serviços do VAC. Primeiro você irá pagar online a taxa que é cobrada para o seu visto nesse link: 

 

 http://www.cic.gc.ca/english/information/fees/index.asp?

 

Depois de paga, imprima o recibo e pague a taxa de serviço do VAC nesse link: 

 

http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/Service_and_Service_Charge.html

 

Novamente imprima o recibo e coloque tudo junto com a sua aplicação. 

 

ONLINE: Para quem for aplicar online, também deverá pagar a taxa de serviço do VAC. Mas isso só irá acontecer depois que você receber uma confirmação na sua conta de que o seu visto foi aprovado (Terceiro Passo). Depois disso você vai imprimir a carta e encaminhar, junto com o seu Passaporte, termo de consentimento (2 vias) e o recibo da taxa de serviço do VAC. Escolha a cidade que você deseja enviar e eles colocaram o visto no seu passaporte. E pronto, depois que eles recebem o seu passaporte você será notificado e agora é só pagar a taxa de reenvio para que o passaporte chegue na sua residência.

 

5. QUINTO PASSO (Apenas para correios):

 

CORREIOS: Depois de ter organizado todos os documentos, pago todas as taxas, imprimido os recibos... agora é hora de enviar a sua aplicação. Coloque tudo bem organizado em um envelope e envie para o destino de preferência. Sempre enviei por Sedex pois acho mais seguro e mais rápido o processo.  Depois é só esperar pela confirmação do visto (carta de confirmação) e enviar o passaporte para o VAC. Imprimia a carta e encaminhe  junto com o seu Passaporte, termo de consentimento (2 vias) e o recibo da taxa de serviço do VAC. Escolha a cidade que você deseja enviar e eles colocaram o visto no seu passaporte. E pronto, depois que eles recebem o seu passaporte você será notificado e agora é só pagar a taxa de reenvio para que o passaporte chegue na sua residência e você estará pronto para a sua nova jornada. :D 

QUANTO CUSTARÁ TODO O PROCESSO?

 

Agora que vocês já sabem como aplicar o visto, vamos saber sobre os gastos nessa aplicação:

 

CORREIOS: Se você escolher essa opção (claro que essa opção são para as pessoas que não moram nas cidades que tem o VAC) pode ser que ela saia um pouquinho mais cara:

 

1. Taxa de envio dos correios com a sua aplicação: $$ Depende da sua região;

2. Taxa do Visto: $100 CAD;

3. Taxa de serviço VAC: $34.91 CAD;

4. Taxa de envio do seu passaporte: $$ Depende da sua região; 

5. Taxa de reenvio do seu passaporte: $$ clique aqui 

 

ONLINE: Sempre fiz aplicação online e acho que além de ser um pouquinho menos complicado é um pouco mais barato:

 

1. Taxa de envio dos correios com a sua aplicação: Não existe;

2. Taxa do Visto: $100 CAD;

3. Taxa de Serviço VAC: $34.91 CAD;

4. Taxa de envio do seu passaporte: $$ Depende da sua região;

5. Taxa de reenvio do seu passaporte: $$ clique aqui 

 

QUANTO TEMPO LEVA O PROCESSO?

 

Para os dois casos, online ou pelos correios, isso vai depender de quantas aplicações estarão sendo enviadas ao governo. Geralmente em 2 a 3 semanas, desde preenchimento até a chegada do seu passaporte, você estará com o seu visto em mãos. Mas lembrando que enviando a aplicação pode demorar um pouquinho mais por conta do correios. 

 

#TIPS: 

 

Espero que com esse post eu tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês. E lembrem-se, não é porque você está pagando que o seu visto será aprovado. Essa decisão caberá ao policial responsável pela sua aplicação e com base em seus documentos e informações ele tomará a decisão. Então a dica é: seja 100% verdadeiro na sua aplicação e não esqueça de nenhum documento. Isso facilitará o processo tanto para o oficial e para você. Então para evitar dores de cabeças e grana perdida, se informe bastante e seja honesto na aplicação. ;)

 

Outra dica super importante é que se você não quer aplicar sozinho, por insegurança ou porque não tem paciência mesmo, você pode solicitar o seu visto com a @amaralnanda e ela fará todo processo para você. Para mais informações de orçamento, entra em contato com ela pelo Whatsapp: +1 (604) 726-9457 e ela te explicará tudinho.

 

 

Espero muuuito que vocês tenham gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato que farei o possível para te ajudar. Um beeeeeijooooo!!!!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Please reload

CATEGORIAS

CATEGORIAS

TAGS

BLOG
INSTAGRAM

© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now